segunda-feira, dezembro 13, 2010

0

Anfíbios



  Quando ouvimos a palavra "anfíbio" uma coisa que vem direto a nossa mente é a imagem de um sapo. Bem, ao menos pra quem sabe que sapos são anfíbios, é isso que vem a cabeça. Outros anfíbios que também são anfíbios (dãa) são as rãs, pererecas, salamandras, tritões e cobras-cegas. A principal característica dos anfíbios (talvez a mais "distinta") é o ciclo de vida deles: começa no ambiente aquático e depois, na maturidade, vive em um ambiente terrestre, ainda dependendo do ambiente aquático (há exceções). Existem cerca de 6 mil espécies de anfíbios vivos. Iuhu!! Por outro lado, as mudanças climáticas e a destruição dos seus respectivos habitats afetam muito eles, o que está fazendo com que inúmeras espécies de anfíbios entrem pra lista de animais que correm risco de extinção. Aaaah...

  A movimentação dos anfíbios é bem variada. Enquanto sapos saltam, salamandras andam e cobras-cegas rastejam. Quando novos, os anfíbios nadam. Durante a fase larval, em que o "bebê" anfíbio está na água, sua respiração é branquial. Na fase adulta ela revesa entre a pulmonar e a cutânea. Para a respiração cutânea ser feita, que é a respiração através da pele, a pele do anfíbio precisa estar úmida, o que faz com que depois de adultos eles ainda dependam da água para sobreviverem.


  O sistema sanguíneo dos anfíbios é muito parecido com o dos seres humanos: só muda o fato de o sangue arterial e o venoso se encontrarem. Os sentidos dos anfíbios são muito bons. Vale lembrar que alguns anfíbios possuem veneno, então tenta não fazê-lo te considerar uma ameaça.

  Os anfíbios são classificados em 3 subclasses:

Anuro: são os anfíbios que, em sua maior parte, se locomovem por saltos. São exemplos os sapos, rãs e pererecas.

Sapo


Perereca

Uordelos: são anfíbios que possuem cauda, tendo uma aparência que lembra um lagarto. São as salamandras e os tritões.

Tritão

Salamandra
Ápodes: são os anfíbios que rastejam. Cobras-cegas são bons exemplos dessa classe.

Cobra-cega

  Só uma dica: se você não gosta de sapos, não os mate. Qualquer coisa, desvie. Ou se achar um no seu banheiro, atire-o pela janela. O sapo não tem a intenção de se socializar com você, a que ele mais quer é seguir seu rumo.

  Abraços ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog