domingo, dezembro 26, 2010

3

O que fazer ao achar um filhote de passarinho perdido


  Imagine um combate entre os dois animais acima. Qual você acha que venceria. Se respondeu o cão, acertou. Sem dúvidas. Tedy, o cachorro acima, é, como qualquer dachshund puro, um caçador por natureza. Qualquer animais mais diferente que ele veja, já é motivo pra atacá-lo. O que dizer então dos filhotes de pardais que caem do ninho. Tive sorte de ter conseguido salvar o pobrezinho à tempo hoje. Porém depois que o salvei, o que faço? Jogo pro pátio do vizinho? Nãaaaao, é algo bem mais complexo.

  Se você é uma pessoa que tem amor à vida e à natureza, provavelmente vai querer fazer com que esse passarinho volte ao seu ninho e tenha uma longa vida. Então vamos aos passos de o que fazer.

1º: Procure pelo ninho do passarinho:

  Procure pelas redondezas do lugar em que você encontrou a ave o provável ninho dela. Dê uma olhada nas árvores, procure determinar em quais pontos os pássaros que rodeiam o local estão visitanto mais. Se achar o ninho, provavelmente os irmãos do passarinho perdido estarão ali. Apenas devolva-o para a sua família. Mas caso você não ache nenhum ninho, digamos que terás mais trabalho.

2º: Cuide do animal por um tempo:

  Arranje um ambiente bem agradável pro passarinho. O que eu achei hoje, está num pote de margarina, "forrado" com papel-toalha. Pássaros jovens são muito sensíveis e sentem mais frio, pois não possuem muitas penas. Bem, tapá-lo com um pano não é uma boa ideia. Faça o seguinte, ponha água quente dentro de uma garrafa e deixe-a perto do pássaro. Ele vai se encostar nela e se esquentar.


  Bem, em relação à comida, aqui em casa nós damos pra ele um pouco de água e, a princípio, ração do meu poodle, mas depois trocamos por arroz já cozido. Mas pelo que eu pesquisei também pode se dar pão amassado, vegetais amassados e alpiste, dentre outros. Os pais do passarinho costumam "tacar" a comida do direto na garganta do filhote. Não sei se você tem algo que faça isso, mas pode deixar um pouco dentro da boca dele, ele vai engolir. Tipo, o daqui ficou com três grãos de arroz na boca, de uma só vez. Não sei porque não engoliu na hora. Mas, aos poucos, engoliu tudo. Dê comida em pouquíssimas porções por vez. Algo como um grão de arroz a cada "colherada".


3º: Procurando pelos pais:

  Não sei se todos os pássaros são assim, mas com o pardal é. Largue o pássaro no pátio da sua casa. Se o ninho estiver por ali, os pais dele reconhecer o filho e começarão a levar comida pra ele também. Assim talvez fique mais fácil achar o ninho e colocar o filhote, finalmente, lá. Se mesmo assim não der, não se preocupe. Arranje uma gaiola e deixe ela na rua com o pássaro dentro, claro. Deixe a gaiola aberta para os pais poderem entrar. Deixe também algo que impeça o filhote de tentar sair da gaiola. Com o tempo o passarinho vai crescer, aprender "truques" e vai sair da gaiola voando junto com os pais! Talvez ele caia ao tentar voar pela primeira vez, o que é normal, ele ainda é inexperiente. Coloque-o de volta da gaiola. Faça isso sempre até ele adquirir o controle da situação e for embora. Pronto, pode ficar feliz. Você ajudou uma vida. Sua recompensa? A alegria de saber que é uma pessoa boa que sente compaixão. Sério, dá uma elevada na autoestima.

4º: Aff, os pais não apareceram...

  O pássaro já cresceu, ficou no quintal e nada dos pais virem alimentar ele. Tente doá-lo para algum local que cuide de animais ou uma agropecuária, acho que eles podem querer. Caso ninguém queira, você pode ficar com ele. Tipo, acho que até agora vocês já adquiriram uma química. O ruim é que ele vai ter de ficar preso em uma gaiola, algo que eu sou extremamente contra. Porém, antes isso do que morrer por aí, né? E também depois que ele já estiver bem "domesticado" pode soltá-lo. Sendo que ele não aprendeu a caçar seu próprio alimento, ele vai voltar pra gaiola sempre que sentir fome em busca de comida.

  É isso, acho que com essas dicas você pode se dar bem e garantir que mais uma vida seja preservada!! Se ficou com mais dúvidas, pesquise melhor, pergunte para pessoas que já passaram por isso ou fale com algum veterinário ou biólogo. Eles podem te dar dicas melhores do que estas.

  Abraços ;)

Fonte: Experiência própria
Fonte 2: Yahoo!

3 comentários:

  1. Oi Leonardo.
    Não sei se é um erro do seu computador ou do My Pet Brasil.
    Enfim, poderia pedir para outras pessoas vistarem o blog para ver se a foto aparece.
    No meu computador, a foto do seu pet aparece, mas sei lá né?

    ResponderExcluir
  2. meu gato pegou um filhote de passaro do ninho, nao faço ideia de onde esta o ninho. porfavor alguem me ajude :p

    ResponderExcluir
  3. Desculpe a demora para responder. Bem, já procurou nas árvores? Geralmente os ninhos são feitos nelas. Mas de qualquer modo, devolvê-lo a uma árvore será meio complicado. O correto seria cuidar dele até ele poder voar.

    Abraços :a

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog