quinta-feira, fevereiro 10, 2011

1

Hamster - Características

Ficheiro:Peach 2.jpg
Hamster-Sírio // Foto
  Depois que li o post sobre porquinhos-da-índia no Patinhas Com Rabos, uma vontade imensa de fazer uma série sobre os meus roedores favoritos, os hamsters. Então, agradeço à Kiki por ter feito um post tão bom que me inspirou muito.

  Bem, há muita coisa pra se falar sobre hamsters. Hoje começarei falando das suas características.

  Hamsters são mamíferos roedores, chamados também de Criceto. Eles são nativos da África e Ásia. Como todo bom roedor, possuem grandes dentes incisivos na parte superior e inferior da boca que estão em constante crescimento e precisam ser gastos roendo para que não cresçam demais e prejudiquem o animal (falarei mais sobre isso quando falar sobre a saúde deles). Possuem uma expectativa de vida de 2 a 2,5 anos, podendo chegar à 4 anos.

  Os hamsters possuem uma péssima visão, que deixa de se tornar um problema levando em conta que possui excelente olfato e uma apurada audição, o que faz com que sua percepção espacial quase perfeita. São animais noturnos, habitando, em seu estado selvagem, regiões semidesérticas. A maioria das espécies de hamsters possuem bochechas dilatáveis, onde guardam a comida para ingeri-la mais tarde. Eles se alimentam, preferencialmente, de sementes (podendo ter uns complementos na sua dieta).

Ficheiro:Roborovski hamster.jpg
Roborovski // Foto
  Das 17 espécies de hamsters conhecidas, apenas 5 são domesticáveis e criadas em cativeiro. Vale lembrar que estas 5, apesar de serem chamadas de "raças", são, na verdade, espécies distintas (ao contrário do cão, por exemplo, que mesmo possuindo mais de 400 raças, são todos da mesma espécie). As espécies de hamsters domesticáveis são:

  • Hamster Sírio;
  • Hamster Chinês;
  • Roborovski;
  • Hamster Anão-Russo Winter-White;
  • Hamster Anão-Russo Campbell.
Obs: falarei mais sobre as espécies quando for falar sobre as raças de hamster.

  Acho que ficou bom o post. Não gosto muito de fazer posts muito grandes, porque eu mesmo depois não tenho paciência para lê-los, assim como a maior parte das pessoas do século 21. Prefiro dividi-lo em partes. Podem esperar, mais pra frente, estes tópicos relacionados com hamster aqui no blog: comportamento, cuidados, raças, alimentação, acessórios.

  Abraços =)

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog