domingo, fevereiro 13, 2011

0

Os 6 animais mais espinhentos

  Adoro colocar listas sobre animais no blog. O assunto de hoje é espinhos! Conheça os 5 animais com o maior número de espinhos da Terra e, como bônus, o animal espinhento mais fofo da Terra (na minha opinião).

Équidna: Este mamífero nativo da Nova Guiné e Austrália possui cerca de 5 mil espinhos! Saiba mais sobre ele neste post.

Ficheiro:Echidna - melbourne zoo.jpg
Foto

Baiacu: Este peixe é famoso por inflar quando ameaçado, deixando bem à vista seus espinhos que estavam paralelos à pele antes de se tornar esta esfera. Isso acontece porque o ar que se armazena no seu estômago faz ele se esticar. Uma curiosidade do baiacu é o seu estômago, que se tornou um órgão exclusivamente para defesa, e não para a digestão, como ocorre nos outros animais. Deixando essa função para o seu intestino.

Foto
Lagarto-Tatu: Este lagarto nativo da ilha de Madagascar tem duas funções para o seu espinho: a primeira é na sua cauda, onde os espinhos servem par afugentar os predadores. A segunda é quando ele mesmo morde a sua cauda, deixando-o numa posição esférica (veja na imagem abaixo), o que faz com que seus espinhos fiquem bem a mostra tirando a vontade de qualquer predador de querer devorá-lo.

Foto
Peixe-Leão: Não se confunda com as belezas das cores deste peixe. Seus 18 espinhos possuem veneno e eles tem o hábito de enfrentar os mergulhadores. O melhor é observá-lo de longe, bem de longe.

Foto
Porco-Espinho: O espinhento mais famoso do mundo com certeza é este animal, com seus majestosos espinhos grossos e longos abaixados sobre suas costas. Isso nos seus momentos de calma. Quando ameaçado ele ergue seus espinhos, que podem se desprender dele e grudar na sua pele, por exemplo, e com a cauda faz um barulho que lembra o chocalho de uma cascavel.

Ficheiro:Westafrikanisches Stachelschwein.jpg
Foto
(Bônus) Hedgehog: Todo mundo deve saber que eu sou apaixonada por este animal, tanto que ele tem um marcador só pra ele e não está entre os "Outros". Além do mais, sendo que ele possui de 5000 a 6500 espinhos, seria justo que ele estivesse nesta lista, coisa que a fonte deste post não fez. Você pode saber mais sobre ele na natureza neste post e também sobre os seus cuidados e hábitos como animal de estimação neste post.

Arquivo: hedgehog Europeia (Erinaceus europaeus) jpg.
Foto

  Espero que tenham curtido essa viagem pelo lado espinhento da natureza.

  Abraços =)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog