quinta-feira, fevereiro 24, 2011

0

Peixe Betta: Características e Cuidados

  Provavelmente todos que gostam de ter peixes em casa conhecem o famoso betta. Eu mesmo já tive dois bettas, mas não me saí muito bem com eles (no fim do post eu conto como foi a minha experiência com eles). 

Características: O betta é um peixe de água doce de origem tailandesa. Mede cerca de 10 centímetros e vive em média 2 anos. Uma de suas características comportamentais mais conhecidas é a violência com que os machos da espécie se tratam, que é muito maior entre os bettas domésticos. Porém duas fêmeas podem viver juntas no mesmo aquário sem nenhum problema e o macho betta pode até conviver com peixes machos de outra espécie.

Foto
  Sua cor original é um discreto castanho com alguns tons de vermelho a azul nas barbatanas. Mas artificialmente existem diversas cores muito reluzentes, como o vermelho, roxo, azul, verde, etc. O bettas podem viver em águas com pouco oxigênio, já que possuem órgãos chamados labirintos que o possibilita respirar o ar atmosférico.

Aquário: Quanto maior o aquário, melhor. Isso deixará seu peixe mais feliz e ele viverá mais. Procure pelos aquários feitos especialmente para bettas, os beteiros. Aquários redondos confundem muito o betta, dê preferência pelos retos. Deixe o aquário em uma superfície plana (seja em um balcão, mesa, etc) em um local que o peixe não fique ao lado de aparelhos eletrônicos nem exposto à luz do Sol, frio, chuva, cheiros muito fortes, fumaça, gordura e qualquer outro fator não agradável. Troque a água pelo menos uma vez por semana. A água do aquário do betta nunca deve ficar acima de 30 ºC e nem abaixo de 22 ºC. Para controlar essas temperaturas, basta adquirir os aquecedores.

Alimentação: Alimente o betta com aquelas rações vendidas nas Pet Shops. A mãe da minha amiga alimenta o betta delas duas vezes ao dia, com 5 bolinhas de ração por vez. Mas o certo é dar 3 bolinhas por vez.

Outros Bettas: É possível sim ter vários bettas em um aquário. Mas precisam ser todas fêmeas. Os machos não se aguentam e brigam até a morte de um deles. Infelizmente a fêmea não é muito usada para o ornamento por não possuir cores vivas e lindas como o macho. Elas são geralmente usadas apenas para a reprodução.

Foto
Minha Experiência com Bettas: Bem eu já tive dois bettas, ambos vermelhos. O primeiro, meus pais compraram porque eu queria muito ter um. Por "sorte" (#ironização) o meu betta morreu em 3 dias!! Não sei o que matou ele, mas depois que ele morreu e limpamos o aquário (OK, a minha mãe que limpou)  e foi encontrado um inseto muito suspeito dentro dele...

  O meu segundo betta eu ganhei do meu padrinho, menos de uma semana depois do outro ter morrido. Esse viveu cerca de um mês, o que também é muito pouco. Acho que ele morreu porque dávamos cerca de 15 bolinhas de ração por dia... ¬¬

  Nas fontes, no fim do post, você pode saber mais sobre os cuidados com este lindo peixe.

  Abraços =)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog